Título: Meu Colega Extraterrestre
Autor: Pablo Chang
Categoria: Literatura Infanto-Juvenil
Gênero: Ficção-científica, aventura, mistério
Assunto: Bullying escolar
Editora: AgBook
Número de páginas: 278
Origem: Nacional
Data de Lançamento: 20/10/2013
Sinopse:
Eduardo é um garoto que vive amargurado devido as perseguições de seus colegas de escola. Vários escândalos acontecem, fazendo com que a mente do garoto fique perturbado, direcionando a perigos inimagináveis. Mas as coisas mudam quando um estranho aluno, que se diz de outro planeta, pretende ajudá-lo com suas habilidades extraordinárias. Por inesperado, as suas ações poderão mudar o destino de toda a escola... ou talvez de toda a humanidade.
Se refere a todas as formas de agressão (seja físico ou moral), exercidas por um ou mais indivíduos e que possuem a finalidade de intimidar. Causando dor e angústia. São vários os casos de suicídio, homicídios e massacres causados por este problema. Geralmente ocorre esse atrito entre colegas de escola, onde existem os chamados "valentões". Ou chamados de stalkers, muito perigosos. Os agressores normalmente perseguem as suas vítimas, colocando ameaças para obter o seus benefícios. Tais ameças envolvem agressões físicas, humilhação em público, ofensas pela internet, etc. E as vítimas dificilmente pedem ajuda, por causa do medo.
Agressões físicas: empurrões, puxões de cabelo, chutes, ferimentos, etc. Agressões verbais: colocar apelidos, gozar, gozar, encarnar, sacanear, discriminar. Outros sinais: ignorar, isolar, excluir, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, roubar, quebrar pertences.
Ao contrário do que se pensa, o livro não traz apenas crítica ao problema e os seus resultados. Ele traz também a resolução de como acabar com o Bullying. De forma direta, seria necessário o apoio de toda a escola, difundindo os princípios éticos e morais sobre o respeito, amor, carinho e perdão. Porém, o mais importante, é a mudança de si próprio, a partir disso, influenciar os outros. Tudo explicado de forma detalhada pelos personagens do livro, que criam um projeto que incentiva a prática Antibullying.
O livro conta a história de um garoto, Eduardo, que sofre Bullying na escola. Mas que um extraterrestre o ensina a como evitar o problema e como valorizar a vida, a partir da relação interpessoal, entre pais, colegas e a sociedade. Todos os ensinamentos são advindos de Jesus, Siddhartha Gautama, Confúcio, Lao Tsé, entre outros. Que falam sobre o amor, respeito, justiça, desapego.. No final, destaca sobre a forma de amar outras criaturas a partir do vegetarianismo. Tudo detalhado e explicado pelos personagens do livro. Vale a pena ler!
Além do jovem Eduardo, o principal da história, podemos nos divertir com o extraterrestre Alkes. A forma de como ele dá exemplos em suas explicações se assemelham ao livro "Ami - O Menino das Estrelas", de Enrique Barrios, em que o extraterrestre Ami passa os valores morais para um menino. Podemos destacar também a garota Natália, a líder da sala, que deseja se tornar a mais inteligente da sala. O policial Borivaldo, que não aceita o projeto Antibullying e fala que o Bullying é um processo bastante natural, sendo interrompida pela professora Kátia, que apoia totalmente o projeto. Presenciamos também um ladrão de materiais escolares, e que esconde um misterioso porão. Porém, a personagem que mais se impressiona é a cega Adrielle, que, apesar de tantas dificuldades, manteve o seu senso de humor, otimismo e consegue ensinar ao Eduardo sobre o desapego. Falando que as pessoas veem apenas o exterior, da "beleza" física, esquecendo completamente do interior, o verdadeiro. E por fim, o inimigo Jéferson. Ao longo da história é relatado o ódio do Eduardo por ele, mas Jéferson esconde um passado tenebroso, fazendo com que Alkes e Eduardo corressem contra o tempo para descobrir a verdade.
Pablo Chang (C) 2013 Todos os direitos reservados.