Pablo Chang

Seja bem-vindo a um site onde mostra todas as obras do criador.

Livros do autor

Título: MEU COLEGA EXTRATERRESTRE

Autor: Pablo Chang

Categoria: Literatura Infanto-Juvenil

Gênero: Ficção-científica, aventura, mistério

Assunto: Bullying escolar 

Editora: AgBook

Número de páginas: 278

Origem: Nacional

Data de Lançamento: 20/10/2013

Sinopse:


Eduardo teve muito azar ao se encontrar com os valentões da escola no centro da cidade. Num beco sem saída ele é encurralado pelo grupo, e Jéferson, o mais agressivo, o ameaça de morte! Graças aos tijolos que caíram misteriosamente de um prédio, os policiais chegam a tempo para prender o agressor e a notícia cai na rede mundial. Tudo parecia acabar, mas era só o começo: na escola, ele é escaneado por mais colegas, além disso, os seus únicos amigos o abandonam e é confirmado que Jéferson sairá da prisão em pouco tempo! Eduardo não teve saída, a não ser pedir ajuda para o seu novo colega de sala: Alkes. Este, que se diz de outro planeta, torna o seu melhor amigo e pretende ensiná-lo a acabar com o Bullying usando suas habilidades extraordinárias. Por inesperado, as suas ações poderão mudar o destino de toda a escola... ou talvez de toda a humanidade.



Muitas surpresas aguardam nesta grande aventura cheia de ação e mistério. Com uma forma atraente de aproximar os leitores sobre o tema, levando-os a refletirem sobre a sociedade atual, meio-ambiente, ética e a importância do ser interior.




O que é Bullying?

Se refere a todas as formas de agressão (seja físico ou moral), exercidas por um ou mais indivíduos e que possuem a finalidade de intimidar. Causando dor e angústia. São vários os casos de suicídio, homicídios e massacres causados por este problema. Geralmente ocorre esse atrito entre colegas de escola, onde existem os chamados "valentões". Ou chamados de stalkers, muito perigosos. Os agressores normalmente perseguem as suas vítimas, colocando ameaças para obter o seus benefícios. Tais ameças envolvem agressões físicas, humilhação em público, ofensas pela internet, etc. E as vítimas dificilmente pedem ajuda, por causa do medo.

 

Por que Bullying é tão perigoso?

Por mais que os estudantes cresçam e terminem o período escolar, as traumas são duradouras. Com isso, pode mudar a personalidade das vítimas: sendo mais pessimistas, desconfiadas e isoladas, além de afetar fortemente em suas emoções. Vale destacar sobre a emoção de uma criança ou adolescente, que, com a falta de ética ensinada atualmente, não saberia controlar a sua raiva ou ressentimento. Podendo causar danos terríveis, como desejo de se vingar do oponente ou pensamentos de suicídios. 
 

Quais são as formas de Bullying?

Agressões físicas: empurrões, puxões de cabelo, chutes, ferimentos, etc. Agressões verbais: colocar apelidos, gozar, gozar, encarnar, sacanear, discriminar. Outros sinais: ignorar, isolar, excluir, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, roubar, quebrar pertences.

 

AntiBullying, é pra já!

Ao contrário do que se pensa, o livro não traz apenas crítica ao problema e os seus resultados. Ele traz também a resolução de como acabar com o Bullying. De forma direta, seria necessário o apoio de toda a escola, difundindo os princípios éticos e morais sobre o respeito, amor, carinho e perdão. Porém, o mais importante, é a mudança de si próprio, a partir disso, influenciar os outros. Tudo explicado de forma detalhada pelos personagens do livro, que criam um projeto que incentiva a prática Antibullying.

 

Quais são os conteúdos ensinados no livro?

O livro conta a história de um garoto, Eduardo, que sofre Bullying na escola. Mas que um extraterrestre o ensina a como evitar o problema e como valorizar a vida, a partir da relação interpessoal, entre pais, colegas e a sociedade. Todos os ensinamentos são advindos de Jesus, Siddhartha Gautama, Confúcio, Lao Tsé, entre outros. Que falam sobre o amor, respeito, justiça, desapego.. No final, destaca sobre a forma de amar outras criaturas a partir do vegetarianismo. Tudo detalhado e explicado pelos personagens do livro. Vale a pena ler!

Quais personagens se destacam nesta história?

Além do jovem Eduardo, o principal da história, podemos nos divertir com o extraterrestre Alkes. A forma de como ele dá exemplos em suas explicações se assemelham ao livro "Ami - O Menino das Estrelas", de Enrique Barrios, em que o extraterrestre Ami passa os valores morais para um menino. Podemos destacar também a garota Natália, a líder da sala, que deseja se tornar a mais inteligente da sala. O policial Borivaldo, que não aceita o projeto Antibullying e fala que o Bullying é um processo bastante natural, sendo interrompida pela professora Kátia, que apoia totalmente o projeto. Presenciamos também um ladrão de materiais escolares, e que esconde um misterioso porão. Porém, a personagem que mais se impressiona é a cega Adrielle, que, apesar de tantas dificuldades, manteve o seu senso de humor, otimismo e consegue ensinar ao Eduardo sobre o desapego. Falando que as pessoas veem apenas o exterior, da "beleza" física, esquecendo completamente do interior, o verdadeiro. E por fim, o inimigo Jéferson. Ao longo da história é relatado o ódio do Eduardo por ele, mas Jéferson esconde um passado tenebroso, fazendo com que Alkes e Eduardo corressem contra o tempo para descobrir a verdade.

Objetivo desta obra

Mesmo com tanto sofrimento que se passa atualmente nas escolas, geralmente nada é notado. Pois o medo é escondido, dificilmente revelado. O livro tem por objetivo passar informações necessárias sobre o tema, fazendo com que os jovens e toda a sociedade tenha a consciência do perigo que leva a este tipo de problema. Como no trânsito, por exemplo, ensinar as suas leis. Evitando cada vez mais os acidentes e estabelecendo mais a ordem. Os e-books são distribuídos gratuitamente, enquanto os livros impressos possuem apenas o investimento da editora/livraria/qualquer venda. Todas as informações são transmitidas por uma história de ficção-científica, em que o próprio leitor deve captá-las, com a ajuda dos seus conhecimentos sobre o mundo. Com as ideias contidas no livro, espera-se que ocorra uma grande mudança na educação da humanidade.
 
 

Pablo Chang (C) 2013 Todos os direitos reservados.